Sandra

 

MEU QUINTAL

 

O meu quintal ele é muito grande. Um dia sentei, olhei para um lado, para o outro, pensei, nossa, tem muita terra que pode ser aproveitada. A vou plantar, plantei dois pés de limão taiti, um pé de limão capeta, acerola, abacate, manga, fiz uma horta com couve, alface, almeirão, cebolinha, salsinha, coentro, jiló, quiabo, abóbora. Comecei a cuidar de todas plantações, foram crescendo, ficando bonitas. Deram frutos, verduras. Fiquei muito feliz, chamei meus amigos e mostrei como estava meu quintal, como estava bonito. Ele só tinha mato, não tinha nem uma plantação, como é bom ter um quintal.

 

Podemos plantar, cuidar. A melhor coisa é ter verduras e frutas do nosso próprio quintal, não existe coisa melhor porque podemos ter frutas e verduras fresquinhas. É uma alegria de ver tudo aquilo.

 

O RIO DAS VELHAS

 

No Rio das Velhas a água era limpa, não tinha poluído. Muitos homens pescavam no rio. Hoje não tem isso, o rio é todo poluído, se entrar nele todos vão pegar doença.

 

Teve uma época que choveu muitos dias, o rio encheu e transbordou, inundou casas, bancos, lojas, supermercados. Eles perderam tudo. Como o ônibus parou, não tinha como passar nem a pé.

 

Muitos homens tiraram ouro no rio. Já morreram pessoas no rio, inclusive um casal de namorados. Essas mortes foram uma tristeza.

 

O rio já foi um paraíso. Hoje é só poluição. Quem conheceu o rio antigamente, como ele era, ver ele hoje é uma tristeza. Será que um dia ele vai voltar a ser o que era? Eu acredito que nunca mais voltará. Isso é uma tristeza.

 

O TREM

 

O trem saia da estação ferroviária com muitos passageiros, indo para Belorizonte. Muitas pessoas iam vender frutas, verduras, legumes, quitandas e outras variedades de coisas, outras iam fazer compras em lojas e armazéns.

 

As pessoas utilizavam o trem para viajar em cidade longe. O maquinista avisava para não deixar as janelas abertas, porque tinha garotos na beirada da linha que jogavam pedra.

 

O trem saía de manhã e voltava tarde. Todos já tinham feito tudo que queriam, chegando quase no horário do trem chegar, iam todos para a estação para seguir viagem de volta. Eles chegavam em casa quase anoitecendo. A viagem era muito boa e tranquila.