Márcio

 

MEU QUINTAL

 

O meu quintal é todo concretado, ainda assim gosto muito dele, mas penso em como ele era antigamente. Minha vó tinha uma horta cheia de verduras como almeirão, alface, couve, hortelã e muito mais. O tempo foi passando e meu pai teve que fazer barracos para aluguel, para melhorar o orçamento. Mesmo assim eu gosto do meu quintal, o que sobrou. Nós nos reunimos lá com a família, preparamos uma confraternização, fazemos um churrasco e ficamos à vontade e é assim que curtimos nosso quintal. É muito bom, tenho um lugar na escada que gosto muito, lá nos assentamos para conversar e contar histórias e causos.

 

TREM

 

Aqui na minha região é mais conhecido como trem de ferro. O trem é uma máquina locomotiva. Antigamente era conhecida como Maria Fumaça. Ainda existe em alguns lugares turísticos. Eu tive a oportunidade de viajar em um trem de ferro. Embarquei em BH e desci no Espírito Santo. Eu gostei muito, o passeio foi incrível, vi muitas paisagens bonitas, o trem passa por alguns lugares altos, dentro de túneis. Agora, aqui na minha cidade, só passa o trem de carga. Eu gostaria que o trem voltasse a circular, para que as pessoas tivessem a oportunidade de passear de trem, é muito bom. Ia ser bom até pra descongestionar as rodovias, pois o trem pode carregar até dez vezes ou mais de que uma carreta carrega, isso ia beneficiar os empresários e a população em geral, com mais agilidade e segurança, pois sempre estamos vendo nos noticiários carretas desgovernadas no anel rodoviário de BH e de outros estados.

 

O RIO

 

O rio que passa na nossa cidade é muito bonito, apesar de estar muito sujo e malcheiroso. Ouço histórias dos povos antigos que esse rio foi muito limpo e a água podia ser usada até para beber. Era muito frequentado no fim de semana, as famílias curtiam pra valer pescando, tomando banho, as donas lavando roupas, era uma verdadeira festa. Agora nós temos que conviver com esse rio sujo e mal cuidado, que na verdade se parece mais com um córrego. Tenho esperança que um dia as autoridades políticas olhem melhor para esse rio que já foi a alegria da nossa cidade.